XSlave

Ex-trabalhadores por conta de outrém que se alforriaram e seguiram rumos completamente distintos!

segunda-feira, setembro 01, 2008

Noticias da India - Semana 3

Olah!!! :)

Jah de volta ao cumprimento português e a Lisboa! ;)
A última semana foi sem dúvida uma semana de regresso, com muito menos histórias para contar e jah com alguma nostalgia da despedida…

De Varanasi decidimos fazer o salto para Bombaim, 32h de comboio, com uma pausa pelo meio para cortar este numero louco de horas de viagem q era necessário fazer.
Sendo assim, fizemos “escala” em Ajanta, a cerca de 7h de Bombaim e 24h depois de termos saído de Varanasi!
Seguiamos agora soh 3, eu, o Diogo e Sónia (no seu caminho para Goa ainda, jah q tinha mais 5 dias na India do q nós). A “irmandade do Ganesh” voltou a separar-se, desta vez sem data de re-encontro, mas com essa vontade!
O Dominik seguiu um caminho diferente e juntou-se ao português que encontramos em Varanasi (o tal que quer voltar da inda para Portugal de mota!!...).
Modestia ah parte, nos achamos q ele ficou tão bem impressionado c a nossa hospitalidade (principalmente as noites passadas c o Diogo… ;) q assim q viu oportunidade de continuar a sua viagem acompanhado e c um português não perdeu tempo! ;) Entretanto jah soubemos q estah algures no norte, Punjab, q jah viu o Dalai Lama e q encontrou um lugar tranquilo para passar uns dias, depois irah rumar ao sul (pelo menos p jah o plano dele eh este… na índia nunca se sabe! :D)

Voltando ao trio, na 4F visitámos em Ajanta as magnificas grutas / templos escavados na rocha!! Impressionante! Um vale em forma de ferradura, envolto de um verde e natureza densa, macacos e uma serie de galerias, plataformas e templos q foram escavados com as suas colunas, salas e esculturas, todas esculpidas a partir da rocha existente no local! Eh como imaginarmos construir o nosso apartamento a partir de um bloco único maciço de pedra!!
Estátuas de buda, elefantes, animais, deuses, recortes nas colunas… tudo bem feito a partir de um gigantesco rochedo único! Datam de ah mais de 2000 anos.
No fim da visita, descobrimos no canto do vale uma cascata espectacular c um lago e uma envolvente única que pedia mergulho! Assim foi, o Diogo fez as honras e depois de improvisarmos fatos de banho, eu e a Sonia seguimo-lo! (o Diogo enviou umas fotos deste dia e da cascata. Se olharem bem, eu e a Sónia estamos por baixo da queda de agua!!! ;)

Voltados a Jalgaon (cidade a 50kms onde se encontrava a estacão de comboio) estava na hora de nos separarmos de mais um “irmão de Ganesh”, desta vez a Sónia seguia outro caminho, em direcção a Goa, e eu e o Diogo, estaríamos pela primeira vez os dois SOZINHOS nesta nossa viagem ah Índia! J (mas não por muito tempo, em Bombaim encontrámos o George e o Emmanuel que tínhamos conhecido da primeira vez q lah estivemos)

Foi curioso chegar a Bombaim na manhã seguinte, ahs 7am e sentir uma cidade diferente de há 3 semanas atrás. Mais tranquila e muito mais limpa do que o resto da índia! Eh interessante constatar que aquilo que nos chocou nos primeiros dias, agora parece pouco quando comparado com tudo o resto que nos marcou ao longo destas 3 semanas!

Tínhamos dois dias p Bombaim ainda e decidimos ir espreitar o parque natural de Bombaim. No mapa abrange uma área enorme e o guia prometia um safari de tigres e leões. Grande barrete! J A natureza era de facto imponente e densa, mas os 2 ou 3 tigres e leões, dentro de jaulas nem se mexiam ah passagem do autocarro e a maior aventura foi mesmo enfiar um autocarro de 20 pessoas, cheio de indianos histéricos, pelo meio da floresta, por trilhos onde eu diria que um jeep teria dificuldades em passar, mas o certo eh q o autocarro chegou ao fim e nos tb! J
(fez me lembrar uns certos citroens C3 alugados p uns certos reconhecimentos e mais desafios… ;)

De volta ah cidade, o tempo que nos faltava foi dedicado a compras intensivas!! Facilmente gastei +100 euros em prendas, q contrastou c os 200 euros q tinha gasto em quase 3 semanas de viagem, dormida e comidas pela Índia!... J

Sábado ahs 5am saímos do Salvation Army (o nosso carismático hotel em Bombaim) e seguimos p o aeroporto. Ahs 19h05 do mesmo dia chegávamos ah Portela em Lisboa! (ganhámos as 5h30 do fuso horário…)

Muito única e imprevisível foi esta viagem ah Índia!!
Acho q a única coisa certa foi o voo de ida e volta, tudo o resto, planos, ideias e sensações, foram todas mudando, evoluindo, se transformando ao longo desta viagem intensa, banho de cultura, natureza, vida e de um povo imenso!

Jah desfiz a mala, mas ainda sinto
os sons…
os cheiros…
a energia…
fragmentos de Índia que ainda vibram em mim…