XSlave

Ex-trabalhadores por conta de outrém que se alforriaram e seguiram rumos completamente distintos!

terça-feira, setembro 13, 2005

A Globalização Armada (II)

Este ensaio escrito pessoas ideologicamente à esquerda apresenta, segundo os próprios o inventário das mentiras da guerra, da situação das forças no terreno da política pantanosa do Iraque e do Médio-Oriente e dos negócios da ocupação e das guerras do petróleo no mapa mundo. Analisa ainda os meandros do poder em Washington, em particular as forças, ideias e acções dos neoconservadores no arco das alianças que suporta a presidência de George W. Bush.

Os autores relevam o conjunto de mentiras e contradições que estiveram associadas à invasão do Iraque. A hipocrisia política de dizer que a invasão americana do Iraque se devia à existência de armas de destruição maciça era contra argumentada por Paul Wolfowitz, sub-secretário da Defesa Norte-Americana até 2004 e actual presidente do Banco Mundial. Prefiro que seja o mais benigno dos impérios que a humanidade conheceu, o império americano, a tomar nas suas mãos a liderança

Apresenta de seguida a história do povo iraquiano e toda a zona do médio-oriente que sofreu convulsões brutais desde que o petróleo se tornou no recurso mais apetecido das nações. Fazendo uma passagem desde os tempos da colonização britânica e francesa após o desmembramento do império otomano, a seguir À primeira guerra mundial, até aos dias hoje focam vários aspectos:

- Independência formal do Iraque em relação à Grã-Bretanha: 1932
- Partido Comunista Iraquiano é criado em 1934 torna-se numa das principais forças políticas, criando uma forte contestação à influência britânica.
- Fevereiro 1963, golpe de estado pelo partido Baas (partido de Saddam) que apoiado pelo EUA promove uma perseguição sanguinária aos comunistas. Contudo tal governo dura apenas 10 meses como consequência da sua má estrutura interna.
- Em 1968 já com Saddam Hussein ao comando enceta um novo golpe, desta vez bem sucedido. Através de uma limpeza interna Saddam garante a estabilidade do seu poder.
- 1980- 1988 Guerra Irão- Iraque onde os EUA apoiam fortemente as tropas iraquianas. Contudo os EUA necessitavam de um novo inimigo (uma vez que a USSR tinha caída) que justificassem a continua militarização do mundo.
- O Iraque anexa o Koweit (tal facto tornaria o país de Saddam na segunda potência petrolífera mundial).
- Embargo brutal da ONU ao regime que acentua as diferenças sociais no país durante toda a década de 90.
- Em 2003, os americanos invadem o Iraque e derrubam o regime de Saddam tendo como pretexto a guerra preventiva

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial