XSlave

Ex-trabalhadores por conta de outrém que se alforriaram e seguiram rumos completamente distintos!

quarta-feira, janeiro 16, 2008

Fédon: Introdução

Este é o nome de um dos diálogos escrito por Platão. Este filósofo grego tinha a particularidade de colocar as suas reflexões sobre esta forma característica. A maior parte dos diálogos têm como interlocutor principal o seu mestre Sócrates.
A Grécia Antiga foi uma civilização que buscou incessantemente os porques da vida, mas tendo como ferramenta a razão. Através da lógica e da argumentação provaram determinadas verdades universais (que assim o eram até alguém provar em contrário). Contudo o tempo e a dedicação que punham aos temas da vida permitia-lhes aproximar-se da verdade. A verdade é uma das ideias essenciais da vida que advém do pensamento puro tal como a igualdade, a justiça, o bom e o belo.
Uma das coisas que me atraiu em Fédon foi a semelhança entre os argumentos de Sócrates e a filosofia Hindu. Enquanto Sócrates usa a razão os místicos indianos baseavam-se nas suas experiências internas adquiridas através da meditação.
São estas diferenças que pretendo explorar nos próximos posts, tendo em conta o tema de Fédon: Diálogo sobre a imortalidade da Alma (de notar que Fédon é o narrador da história).
Como introdução a esta série acrescento desde já que os indianos dividem os vários caminhos de atingir essa verdade: o caminho da devoção (bhakti), o caminho do conhecimento (jnana ) e o caminho da acção (Karma). Ora rapidamente se pode ver que os gregos escolheram o caminho do conhecimento: através do estudo intenso tentam perceber os mecanismos de funcionamento do universo. Contudo existem também correntes filosóficas indianas (a saber Nyasa e outras) que baseiam toda a sua abordagem em argumentos lógicos. Por outro lado deu vou usar como meio de comparação essencialmente a filosofia yoguica (que detém uma mistura dos 3 caminhos e que é a que melhor conheço).
Então até já...

1 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial