XSlave

Ex-trabalhadores por conta de outrém que se alforriaram e seguiram rumos completamente distintos!

quarta-feira, julho 09, 2008

Logoterapia III – Como achar o sentido da vida?

Um logoterapeuta é mais parecido com um oftomologista do que com um pintor. Um pintor procura oferecer-nos uma imagen do mundo tal como ele o ve. Um oftomologista pretende que vejamos o mundo tal como ele é.

De acordo com a logoterapia, podemos descobrir ou realizar o sentido da vida segundo tres modos diferentes:

1. Realizacao de uma accao: Se o teu destino é ensinar entao ensina, se necessitas dedicar-te à natureza faz-lo, se necesitas de um trabalho físico sai do escritorio, se precisas de alimentar o teu lado intelectual le livros, enfim, um sem número de accoes que te podem levar à realizacao da tua vida.

2. Recebendo aquilo que a existencia de dá: deixar que a beleza de uma obra de arte entre em ti, a contemplacao da naturaza ou sentir o amor de outro ser humano. O amor é o caminho mais profundo para chegar ao mais profundo da naturaza humana. Aquele que ama ve mais longe e leva o outro (o amado) a desenvolver as suas capacidades pessoais escondidas. Relativamente ao sexo Frankl diz: “O amor nao se entende como um mero efeito secundário do sexo, este, é sim, uma forma de expresar a experiencia de essa fusao absoluta e definitiva que é o amor.

3. O sofrimento: Sofrer é uma oportunidade de realizar um dos valores mais profundos - a aceitacao do sofrimento. O valor nao reside no sofrimento, mas na atitude frente ao sofrimento. Um dos axiomas básicos da logoterapia diz que a preocupacao fundamental do homem nao é gozar o prazer nem evitar a dor, mas sim procurar um sentido para a vida. Nestas condicoes o homem esta disposto a aceitar o sofrimento. Contudo frisa que nao signifique que se tenha uma atitude masoquista na vida, mas sim, há momentos em que o sofrimento é inevitable, entao há que aproveitar a oportunidade. O sentido da vida é incondicional, mantem-se junto a ti até nos momentos mais dificieis, o difícil é ver-lo.

1 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial