XSlave

Ex-trabalhadores por conta de outrém que se alforriaram e seguiram rumos completamente distintos!

terça-feira, setembro 22, 2009

Festival de Cinema

Estive este fim de semana en San Sebastian, Espanha no 57ªfestival de cinema desta mesma cidade. É considerado o melhor festival de cinema de Espanha e um dos melhores da Europa. Estive 3 dias e 2 noites com muita chuva e o resultado foi muito positivo. Vi 6 filmes, falei com 2 realizadores de cinema, acompanhei o histerismo de algumas pessoas perante a presença de algumas estrelas e mais que tudo, disfrutei muito desta arte que é o cinema.

O cinema como arte é um conceito interessante. Muitas vezes ouvimos falar do cinema como a sétima arte. Fui ver porque e descobri que o filósofo alemao Hegel classificou as artes da seguinte maneira:
1. Arquitectura
2. Escultura
3. Pintura
4. Dança
5. Musica
6. Poesia

Quando chegou o cinema, o italiano Ricciotto Canuto em 1912, escreveu o manifesto das sete artes, onde afirma que esta arte das imagens em movimento deveria ser incluída na listas das artes eleitas e como tal seria a sétima.
Ora uma das reflexoes que tiro deste fim-de-semana é precisamente sobre a funçao de cada filme e como me afecta comparativamente às outras artes.
Em primeiro lugar a literatura/poesia, ou seja, o uso da palavra è para mim, sem qualquer dúvida, o tipo de arte que mais chega às profundezas do meu ser. Ainda está para chegar um quadro ou uma peça de teatro que tenha a capacidade transformadora sobre a minha pessoa tao profunda como muitos livros que li. A literatura desperta em mim todo o tipo de sentimentos e ansias intelectuais. Escrever para mim é um prazer tao grande como comer (ainda que possa viver sem escrever ao contrário da comida).
No entanto o cinema acarreta uma funçao fortissima de entretenimento. Muitas obras de outras artes também o têm, mas aí o cinema é rei. Eu consigo ver 6 horas de filmes seguidas, mas nao consigo ler 6 horas ininterruptamente. Só por isso o cinema ficou desde o inicio destinado ao sucesso. Outro aspecto é que o cinema concentra em 2 horas um conjunto de informaçao vastíssima (ou nao) que nao permite ao ser-humano assimilar tudo de forma adequada. É impactante, tens a sensaçao de ver algo importante, mas nao interiorizas com a força de uma leitura ou a contemplaçao prolongada de uma pintura. Por isso o cinema com arte isolada parece-me mais insufuciente que a literatura, mas talvez seja mais completa que a escultura. Contudo isso nao significa que nao existam quadros muito melhores que muitos livros, ou filmes imensamente superiores a muitas peças de dança ou escritos de poesia.
Tudo isto é puramente pessoal e eu sei perfeitamente que é uma opiniao condicionada pelas minhas experiências, mas isso que que eu posso oferecer ao mundo. Eu mesmo mais as minhas experiências.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial