XSlave

Ex-trabalhadores por conta de outrém que se alforriaram e seguiram rumos completamente distintos!

quinta-feira, julho 10, 2008

Logoterapia IV – Logoterapia e autorealizacao

Como uma terapia que tem como um dos pontos principias a transcendencia é natural que surjam comparacoes com as filosofias espirituais. Alias, Viktor Frankl utiliza o termo espiritual com muita frecuencia afirmando, sem qualquer conotacao religiosa, que é uma das qualidades do Homem.

Tendo em conta a sua definicao de Essencia da existencia (capacidade do ser humano para responder responsablemente as exigencias da que a vida lhe coloca em cada situacao particular) Víctor Frankl nao pode afirmar que a meta da existencia humana se cinja meramente a denominada auto-realizacao. O mundo nao pode ser um meio para alcanzar um fim se nao pode-se desenvolver uma especie de menosprezo pelo mundo. Se olharmos para as atitudes asceticas proclamadas por algunas filosofias e religioes orientais, pode dar-se que Frankl tenha razao.

Contudo afirma que uma das caracteristicas do homem é a “autotranscendencia da existencia”, ou seja dirigir-se a algo ou alguem distinto de si mesmo como forma a descobrir o sentido da vida. Aquí sim já se aproxima dos conceitos de devocao a Deus (Bhakti) e accao desinteressada (Karma) como caminhos válidos para a liberacao como é entendida no oriente.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial