XSlave

Ex-trabalhadores por conta de outrém que se alforriaram e seguiram rumos completamente distintos!

domingo, setembro 18, 2005

A Globalização Armada (V)

OS EUA possuem actualmente uma força e influência mundial sem precedente e sem igual. Contundo o custo económico da sua dominação é o seu calcanhar de Aquiles que se resume no seguinte:
- A taxa de poupança das famílias e aumento sustentado do consumo que é artificialmente mantido por importações de produtos asiáticos baratos;
- Existência de bolhas especulativas com as acções a subirem muito acima dos lucros o que propencia falências e crashs espectaculares.
- Aumento do défice orçamental muito por culpa das explosivas despesas militares
- Aumento do endividamento externo (principalmente em relação à China).

Isto significa que os EUA estão dependentes de outro países, não só em termos energéticos, mas também em termos de capitais. È a primeira vez que o imperialismo dominante depende do exterior para defender a sua economia. Para compensar esta fraqueza os americanos arreganham os dentes e mostram todo o seu poderio militar. AS armas são o penhor da confiança no comando político, e é dessa tranquilidade que vive a finança. Daqui nasce a necessidade de guerra infinita defendida por Strauss. A militarização é assim a segunda natureza do capitalismo. Peters, um dos falcões do movimento neoconservadorista dizia: “Os que não têm nada vão detestar os que têm tudo, o atacá-los. Nós, os EUA continuaremos a ser vistos como os que têm tudo. E precisaremos de intervir para defender os nossos interesses, os nossos cidadãos, os nossos aliados ou clientes. Ganharemos militarmente de cada vez que tivermos coragem. Não haverá paz. O Papel das forças armadas dos EUA será manter um mundo seguro para a nossa economia, e aberto à nossa ofensiva cultural. Para isso, teremos de matar que matar bastante gente”

Como disse Rosa Luxemburgo, uma activista assassinada: ou a barbérie ou o socialismo.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial