XSlave

Ex-trabalhadores por conta de outrém que se alforriaram e seguiram rumos completamente distintos!

sexta-feira, março 14, 2008

Fédon- Teoria das Ideias II

Consequências das diferenças

Na hora da morte Sócrates interroga-se sobre o estado do corpo e da alma. O corpo entre num estado de decomposição, mas o processo não é directo. É um processo lento e existem algumas partes do corpo que resistem ao processo de decomposição como sejam os ossos e os tendões.
E o destino da alma?
Sc: Se a alma se separa do corpo em estado de pureza[...] então vai para o que lhe é semelhante, para o invísivel, imortal e intelígivel. [...]Aproxima-se da éspecie divina que só é permitida a quem amou a sabedoria.
[...] Mas suponhamos que se separa do corpo manchada e impuara, pois conviveu sempre com ele, serviu-o, amo-o e deixou-se seduzir por suas paixões e prazeres, a ponto de julgar que nada existia na realidade a não ser o corporal.[...] Uma alma assim faz-se pesada e arrasta-se de novo para a região vísivel. [...]

Segundo o místico moderno indiano, Osho, a lei do Karma é isso mesmo, uma lei, tão natural como as leis da física. Não tem nada a ver com um Deus barbudo que castiga, é uma lei. Se as acções são correctas as consequências serão positivas, caso contrário a lei porta consequências negativas. Não existe aqui nenhum juízo de valor, é uma lei, uma lei que se transforma em justiça: o universo é perfeito. É aquilo que os cristãos gostam de dizer: Deus escreve direito por linhas tortas. Quantas vezes já nos perguntamos: porque é que isto me está a acontecer? O problema é que o fazemos apenas em situações que nos correm mal, deveríamos também faze-lo quando tudo vai de vento em popa, e aí sim começamos a aproximar-nos da verdade, a verdade pura.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial