XSlave

Ex-trabalhadores por conta de outrém que se alforriaram e seguiram rumos completamente distintos!

quinta-feira, novembro 29, 2007

Economista yogi vs biologo cientista

"Era uma vez dois amigos. Quando eram jovens costumavam fazer muitas coisas juntos: Jogar à bola, basket, computador, diablo. Falavam de gajas e tocavam guitarra até às 4 da manhã enquanto bebiam pacotes de leite (pelo pacote) e biscoitos de canela.
Então cresceram. Um fez-se um economista e outro um biólogo. Então cresceram um pouco mais.... o primeiro transformou-se numa espécie de economista místico e idealista onde tenta conciliar o mundo externo com o mundo interno através do yoga. O outro dedicou-se à ciência mais precisamente ao micro mundo das células, atómos, partículas, genes e ADN. No fundo é também um mundo interno, porque acontece dentro de nós, mas não é invisível. Os mega-microscópios permitem ver como é que este micro mundo se comporta. No fundo é tentar que estas pequenas coisas internas ajuden no nosso mundo externo. Por exemplo, como manipular os nossos genes de forma a curar uma doença ou a reparar um tecido, ou seja, uma conciliação do mundo interno com o mundo externo.

O último campo de pesquisa do economista-yogi é como tentar reduzir a actividade da mente de uma forma sustentada e duradoura. Encontrou recentemente um livro de um senhor yogi chamado Aurobindo que diz o seguinte:

“The difference between a vacant mind and a calm mind is this: that when a mind is vacant, there is no thought, no conception, no mental action of any kind, except and essential perception of things without the formed idea; but in the calm mind, it is the substance of the mental being that is still, so still that nothing disturbs it, If thoughts or activities came, they do not rise at all out of the mind, but the come from outside and cross the mind as a flight of birds crosses the sky in a windless air.”

É assim como a diferença entre para a mente numa discoteca de musica electrónica e meditar. Na primeira a tua mente para, mas se alguém te empurra á uma probabilidade de tu te irritares. Na segunda não existe sequer a possibilidade de alguém te empurrar, tende para a permanência assim como um número a fracção 1/X tende para zero à medida que o X aumenta.

O biólogo cientista por seu lado fez parte de uma equipa que publicou recentemente um artigo na Nature Cell Biology (uma das bíblia dos cientistas) sobre a diferenciação das células estaminais:

As células estaminais são células que podem ser derivadas do embrião humano, ou seja são puras como as àguas cristalinas de um lago dos Himalaias, tão puras que podem originar qualquer tipo de outras células. Esta mudança depende da regulação coordenada de grupos de genes (coisinhas que estão dentro das células e que são, basicamente, a unidade fundamental que compõe toda a informação disponível na células - o seu ADN) que foram activados. Exemplo, queremos transformar uma célula estaminal numa célula do coração, então activamos o gene XFSSFRR e de repente essa célula deixa de ser estaminal e passa a ser célula do coração. Ora isto acontece ao embrião dentro da barriga da mãe à medida que se vai desenvolvendo.
Os nosso amigos cromos da genética estão a tentar controlar esta activação/desactivação de genes para poderem produzir células de acordo com as necessidades humanas: exemplo, produzir tecido destruídos por uma doença tipo cancro que corrói os pulmões!

Ora o nosso amigo biólogo e seus amigo acharam uma maneira mais fácil de fazer isto, ou pelo menos, descobriram parte de um caminho que permitirá fazer isto de uma forma mais simples. Começaram a mexer nas enzimas (que são proteínas que facilitam estes processos) e descobriram que as células estaminais podem começar a ser diferenciadas (transformadas noutras células) mais rapidamente e de uma forma mais robusta e eficiente, quando antes se pensava que os genes nesta fase se encontravam silenciados (impossíveis de serem alterados). O que acontece nestas células é que os genes XFSRSXY, responsáveis por levar as células a adquirir um determinada identidade e que estão, numa fase precoce no desenvolvimento embrionário, silenciados, estão de facto num estado "stand-by". Por outras palavras, estes genes estão armadilhados, prestes a ser activos de uma forma rápida a qualquer estímulo que seja apresentado às nossas pequenas células estaminais.

Ao que parece (ouvi dizer) isto é um passo na direcção de uma utilização efectiva de uma terapia génetica no processo de cura de doenças e na restauração de tecidos e órgãos danificados, o que alguns chamam o Graal da ciência. (Clique aqui para mais) . Imaginemos o que seria pegar numa célula da pele e levá-la numa viagem de volta ao seu passado... Transformar uma célula completamente condicionada de volta, a uma célula pura... tão pura quanto a àgua num lago qualquer dos Himalaias! (Se estiverem de facto interessados, vejam aqui aquilo de que a ciência é capaz:

http://www.sciencemag.org/cgi/content/abstract/1151526v1 ; http://www.cellpress.com/misc/page?page=misc21)

Então o economista-yogi e o biólogo cientista voltam para casa para tocar guitarra, cozinhar e jogar um pouco de pró-evolution soccer 8, mas sem nunca negligenciar estes processo que podem ser perigosos para a mente, como alguém costuma dizer: Mind you Mind. "

A confraria






Queen- Somebody to Love

Coisas que vale apena ouvir.

eles estão doidos

terça-feira, novembro 27, 2007

Um video blog

Para quem gosta de David Fonseca é imperdível:
http://davidfonseca.blogs.sapo.pt

sábado, novembro 24, 2007

The Small School I

What a Wonderful World - Louis Armstrong

sexta-feira, novembro 23, 2007

Obituario II - Konrad Thurano (97 anos neste filme)

Maurice Bejart II

Obituario - Maurice Bejart

Vida de Cão

Apresento-vos o Gil

domingo, novembro 18, 2007

Satish Kumar

Indiano, ex-monge, pacifista, educador, ecologista, reliogioso.
Vou hoje visitar a escola que fundou no sul do Reino Unido: The small school.


sexta-feira, novembro 16, 2007

Jorge Palma - Encosta-te a Mim

quarta-feira, novembro 14, 2007

Mais 1 recomendação

Um blog de facil leitura e de grande profundidade.
http://ironiadodestino.blogs.sapo.pt

Racio policia/ladrao

Ontem, num grande raid, a policia britanica composta por um esquadrão de 800 policias efectuou um raid em 50 propriedades na busca de traficantes de droga e outros. Prenderam 25 pessoas. Não foi mau...foram precisos 32 policias para um preso. Por este andar ainda aumentam os impostos.

terça-feira, novembro 13, 2007

Momix II

momix I (fui ver aqui em londres)

domingo, novembro 11, 2007

Saudades da Satya



sexta-feira, novembro 09, 2007

Pablo Neruda

"Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem destrói o seu amor próprio,quem não se deixa ajudar.Morre lentamente quem se transforma escravo do hábito, repetindo todos os dias o mesmo trajecto, quem não muda as marcas no supermercado, não arrisca vestir uma cor nova, não conversa com quem não conhece.Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o "preto no branco" e os "pontos nos is" a um turbilhão de emoções indomáveis, justamente as que resgatam brilho nos olhos, sorrisos e soluços, coração aos tropeços, sentimentos.Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz no trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto atrás de um sonho, quem não se permite, uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da má sorte ou da Chuva Incessante, desistindo de um projecto antes de iniciá-lo, não perguntando sobre um assunto que desconhece e não respondendo quando lhe indagam o que sabe.Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior do que o simples acto de respirar.Estejamos vivos, então!"

It looks like

Um novo look...é sempre bom arrumar a casa.

quinta-feira, novembro 08, 2007

Um concelho

Uns blogs sobre a actualidade, para irmos vendo o que se passa nesta dimensao do mundo:

De direita:
http://www.atlantico-online.net/blogue/

De esquerda:
http://www.miguelportas.net/blog/

quarta-feira, novembro 07, 2007

Encosta-te a mim

Tudo o que eu vi,

estou a partilhar contigo

o que não vivi,

hei-de inventar contigo

sei que não sei

às vezes entender o teu olhar

mas quero-te bem

,encosta-te a mim.

Jorge Palma

O que e o amor?

Ela: Amas-me?
Ele: claro!
Ela: Para sempre?
Ele: Claro!
Ela: Mas para sempre?
Ele: sim amor.
Ela: Assim como a garantia do Fiat Bravo?
Ele: ...
Ela: Amor!!?!
Ele: Espera, tou a pensar.

segunda-feira, novembro 05, 2007

um inconformado

É isto que te quero mostrar quando digo que estou farto de excentricos, revoltados, inconformados, extremistas...
aqui

Miguel Casanova

sexta-feira, novembro 02, 2007

Sebastião Salgado

Faltas

"A avaliação tem que incidir sobre o conhecimento: sabe, passa; não sabe, não passa".

Maria de Lurdes Rodrigues , ministra da educação.

Se souber fazer cabulas melhor ainda, passa sem conhecimento e sem nunca ter ouvido uma palavra sobre o assunto.

Como os nossos jovens adoram a escola e lá vão porque querem, então ninguém vai faltar com toda a certeza. Porque o conceito de disciplina é uma coisa muita em voga principalmente agora que se ve imensos jovens comprometidos com causas, associações e outros, então esta medida vai trazer muitos beneficios à sociedade. Com a motivação com que os nossos mal pagos professores andam, então vai haver fazer esforços acrescidos para capitalizar este acréscimo de liberdade que se dá aos alunos. E porque vivemos numa sociedade onde a liberdade é um valor fundamental, mas o medo é a emoção mais presente, com certeza que todos vamos passar a viver melhor.