XSlave

Ex-trabalhadores por conta de outrém que se alforriaram e seguiram rumos completamente distintos!

terça-feira, maio 26, 2009

Textos Sagrados

"From purity of food follows the purity of the internal organ"

Chandogya Upanishad, vii.26.2

Don Quijote de La Mancha

Decidi eu ler o Don Quixote en Lingua original, ou seja en Castellano do século XVI, mais precisamente de 1604. É pois este o ano em que foi editado pela primeira vez aqueles que muitos (mas principalmente os espanhois) consideram o melhor livro do mundo.
Nunca poderei dizer que algo é o melhor, porque existindo uma coisa chamada evoluçao e outra involuçao nunca se sabe aquilo que o futuro nos reserva no que diz respeito a obras e génios literários e também porque existem muitas obras (por muitos também consideradas o melhor livro do mundo) que nunca li nem vou ler, e pior ainda, nem sequer terei conhecimento.
De qualquer forma este Quixote de Miguel Cervantes (cuja a ediçao que tenho supera as 1200 páginas) é, até ao momento - página 180, uma obra de qualidade superior.
É passado "En un lugar de la Mancha, de cuyo nombre no quiero acordarme..." onde um fidalgo se lança pelo mundo no intuito de proteger os desfavorecidos de todos os males de acordo com as leis da cavaleria andante e tudo em nome da sua amada Dona Dulcineia de Toboso, porque "el caballero andante sin amores era árbol sin hojas y sin frutos, y cuerpo sin alma." Luta contra moinhos de vento (que sao gigantes) e rebanhos de ovelhas (que sao exercitos enemigos) e afirma categoricamente "Eu sei quem sou!". E só uma pessoa que sabe quem é pode fazer aquilo para o qual foi destinado, porque se conhece, porque nao vive na ilusao que os sentidos e as emoçoes nos impoem. E este é Don Quixote.

quinta-feira, maio 21, 2009

Sri k. Pathabi Jois 1915 - 2009

O Guruji abandonou o seu corpo. Era seu tempo.
Houve um arrepio que me entrou no corpo quando soube. Houve uma tristeza e sentido de gratidao tremendo. Ele também é responsável pelo facto de eu poder ser tao feliz a fazer o que mais amo. Se ele nao existesse talvez nao tivesse tantos momentos de alegria e excitacao sobre um tapete de yoga.

Por isto e por muito mais, um obrigado sem limites.

sábado, maio 16, 2009

O meu mapa astral diz...

Your parents should accept the fact that your so-called fantasies are actually based on a reality that is not easy to understand. They should help you learn to interpret this reality rather than saying that you are only dreaming or making it all up.

Paris

Je suis a Paris avec mon amour Jimena pour visiter mon ami Casanova et su amour Anne-Valerie que sont devunu papa et mama. Du petit s'appelle Rafael Casanova. (27 Abril 2009, 10h35, 3Kg, 50 cm).

Pinto da Costa e Nacionalismos

“Nós não estamos em risco de perder o Norte, estamos é em risco de ganhar o Sul. Nós somos do Porto, somos do Norte e temos muito orgulho de ser de Portugal e para nós Portugal não está divido a meio, ou em três ou quatro partes. Portugal é uno e indivisível”, sublinhou o dirigente máximo dos “dragões”.
Ainda que com uma certa necessidade de poder, Pinto da Costa sente-se portugues, o que contrasta com os nossos vizinhos espanhois que assobiam o hino nacional no estadio, porque nao se consideram espanhois, mas sim vascos ou catalaes ou o que seja.
Deviam dar-lhes a independencia e obriga-los a pagar 100 Euros cada vez que quisessem viajar a Madrid.

quinta-feira, maio 14, 2009

Leituras 2009

Senhor Valery, Gonçalo Tavares

Já aqui falei da genialidade de Gonçalo Tavares, mas nunca disse que tudo começou com o Senhor Valery.
Encontrei o Senhor Valery na estante do escritório da casa dos meus pais. Perguntei à Julia que era aquele livro, se era um livro para crianças!? Ela disse que tinha comprado para a Marta, mas que afinal nao era ideal para ela (deveria ter uns 12 anos). Foi entao que li:
"O Senhor Valery era pequenino, mnas dava muitos saltos. Ele explicava:
- Sou igual às pessoas altas só que por menos tempo."
Foi tiro e queda. Fiquei fan imediatamente. Quis o destino (e o destino tudo quer) que passadas poucas semanas fosse eu visitar a feira do Livro de Lisboa nas minhas solitárias deambulaçoes e de repente anunciam: "Gonçalo Tavares apresentar o seu novo livro dentro de instantes na sala X." Movido pela curiosidade, coincidencia e pelo destino ali fui. Gostei imenso de o ouvir falar, falei com e perguntei-lhe que era o senhor Valery: "Nas livrarias poem-no na secçao das crianças, mas na realidade é um livro de filosofia."
Vários anos depois e muitos livros voltei ao Senhor Valery, desta na companhia da minha espanhola preferida e voltei a relembrar a genialidade de tal senhor e do seu respectivo criador, que por uma razao interessante nao gosta de espelhos:
"Se me visse bonito ficaria com medo de perder a beleza; e se me visse feio ficaria com ódio às coisas belas. Assim, nao tenho medo nem ódio."

quarta-feira, maio 06, 2009

Leituras 2009

El libro del Yoga, Swami Vishnu Devananda

Swami Vishnu Devananda foi o professor do sistema de Yoga Sivananda do meu actual professor e chefe, Tomas aqui em Oviedo. El fez esse curso em 1979 (eu nasci em 1978) e foi para ele (Tomas) uma das suas grandes referencias de yoga durante muito tempo.
Este livro é considerado por muitos uma referencia fundamental no mundo do yoga. Eu pessoalmente li poucos livros tao completos e abrangentes. Ainda que 400 páginas pareçam pouco para descrever todas a ciencia do Yoga, Swami Devananda, teve a arte de por nestas páginas a essência profunda de toda esta prática/filosofia/ciencia/arte.
Pratica de asanas, Respiraçao, meditaçao, história, filosofia, metafísica sao algumas das vertentes presentes neste livro. Obrigatório para quem tem o yoga no sangue.

terça-feira, maio 05, 2009

Dia Mundial da Asma

Agora que há dias para tudo, também decidiram que haveria de haver o dia mundial da Asma. Diz a estatistica que existem 300 milhoes de asmáticos no mundo. Agora a questao é se sao eles que tem asma ou é a asma que se aloja no seu corpo. Será alguém dono da asma para dizer que "tem asma"?
De qualquer forma existem muitas explicaçoes para as causas da mesma. Fica aqui uma do foro psicossomatico recolhida na internet por um nao - profissional, mas que me parece interessante.

"En el psicoanalisis se proponia que por la falta de afecto y de seguridad que el niño experimentaba en la niñez se daba en la etapa adulta una serie de situaciones entre ellas el asma, y no solamente en la etapa adulta sino en la misma niñez, ya que el niño en esa etapa de que siente que no le hacen caso, con esa inseguridad trata de llamar la atencion teniendo los sintomas del asma y al tener la atencion desaparecen los sintomas."